O Irão confirmou na noite de ontem a assinatura do acordo com os Estados Unidos para o fim da guerra no Médio Oriente, após também ter sido anunciado o mesmo por parte do Presidente norte-americano, Donald Trump.
"Otexto do Memorando de Entendimento de Islamabade foi finalizado com as assinaturas dos presidentes. Agora é tempo de testar a implementação deste acordo", frisou o porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros, Esmail Baghai, citado pela agência de notícias estatal iraniana IRNA, acrescentando que a assinatura foi feita eletronicamente.
Washington e Teerão chegaram esta semana a acordo para pôr fim ao conflito iniciado em 28 de fevereiro pelos Estados Unidos e Israel contra a República Islâmica, que já fez milhares de mortos, sobretudo no Irão e no Líbano.
O memorando de entendimento, que inclui o Líbano, foi assinado por Donald Trump, que se encontrava de visita a França, informou um responsável norte-americano à AFP.
O texto foi assinado pelo Presidente iraniano, Massoud Pezeshkian, e pelo seu homólogo norte-americano, referiu, por sua vez, Esmail Baghai.
A cerimónia formal de assinatura pelo vice-presidente norte-americano, JD Vance, e pelo presidente do Parlamento iraniano, Mohammad Bagher Ghalibaf, inicialmente agendada para sexta-feira na Suíça, parece agora desnecessária, sublinhou.(Notícias ao Minuto)